PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE CORTINAS

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE CORTINAS

 

 

QUAL O TECIDO MAIS INDICADO PARA CORTINAS DE FORMA GERAL? E É MELHOR USAR CORES CLARAS, ESCURAS OU ESTAMPAS?

Esta é uma das principais dúvidas sobre cortinas que o consumidor geralmente apresenta. O fato é que o tecido depende muito da intenção e do cômodo a ser decorado, assim como as cores. Mas de forma geral, podemos dar algumas indicações.

Para cortinas mais leves e luminosas, bons tecidos são o voal e o linho, de preferência com cores claras. O linho é um pouco mais opaco, e pode controlar mais a luminosidade do que o voal. Já para ambientes mais marcantes, os tecidos de linho de trama mais fechada e a seda são boas opções. Tenha em mente, porém, que o segundo é mais caro, porém existem tecidos sintéticos que imitam a seda perfeitamente, assim como também o linho sintético, melhor valores e práticas para lavar, não precisando passar na maioria das vezes.

Quanto às cores, o ambiente mais marcante pede cores mais escuras e opacas, enquanto um ambiente leve e relaxante requer cores claras e luminosas.,

 

PARA UM APARTAMENTO PEQUENO, É MELHOR TER CORTINAS OU PERSIANAS?

Mais uma das dúvidas mais freqüentes sobre cortinas. Espaços pequenos devem ser bem aproveitados e evitar excessos. Dito isso, as persianas são uma opção mais viável. Além de não ficarem no caminho, elas conseguem se encaixar melhor em qualquer espaço.

Contudo, ainda é possível usar cortinas, ou mesmo um xale que pode trazer mais aconchego e beleza ao ambiente. Aposte também nos pingentes ou cordões para amarrar as cortinas ou xales.

 

DEVO COMBINAR AS CORES COM PAREDES OU COM MÓVEIS?

Outra entre as dúvidas mais freqüentes sobre cortinas. O ideal é combinar com ambos, e garantir que tudo no ambiente esteja em harmonia. Para isso, estude brevemente o círculo cromático e escolha uma forma de combinação de cores antes de começar a decorar.

Se você estiver indeciso, aposte nos tons neutros, que combinam bem com a maioria dos móveis e revestimentos.

 

QUAL O COMPRIMENTO IDEAL DA CORTINA?

Existe muita especulação acerca dessa dúvida freqüente sobre cortinas. De forma geral, a recomendação é que ela se inicie rente ao teto e vá até o chão. Desse modo dará a impressão do pé direito mais alto. Atualmente está muito em uso a cortina no chão, no mínimo de 5 cms, mais se o tecido for claro dará maior trabalho com a sujidade, essa opção vem de encontro a arquitetura ou colocação de gesso que nem sempre está sendo alinhada com o teto e chão, deixando medidas de alturas diferentes, dificultando o alinhamento de altura das cortinas com relação as bainhas.

Somente em ambiente com pé direito muito alto, se a pessoa preferir, é recomendado iniciar a cortina a meio caminho entre o teto e a janela. No restante dos ambientes, o tecido deve partir do teto, pois dá a sensação de maior amplitude.

 

POSSO USAR MODELOS DIFERENTES EM CADA CÔMODO DA CASA?

Sim, desde que os cômodos fiquem devidamente separados. No caso de uma sala de dois ambientes, por exemplo, é recomendado seguir o mesmo estilo e cores, desse modo o ambiente fica mais harmonizado.

Pense também na vista de quem está do lado de fora. Se a janela da sala for ao lado da janela do quarto, é melhor seguir o mesmo padrão de cores. Agora, se os cômodos forem todos separados e sem janelas lado a lado, então se sinta livre para usar o que quiser em cada um.

 

POSSO USAR PERSIANAS E CORTINAS NA MESMA JANELA?

Sim! É perfeitamente possível combinar persianas e cortinas em diversos cômodos. As persianas trazem privacidade e modernidade, enquanto as cortinas garantem isolamento térmico e suavidade.

A dica é usar cores que combinem entre si e não deixar o conjunto muito pesado. Muitas camadas devem ser evitadas quando se combina cortinas com persianas.

 

TRILHO OU VARÃO? QUAL USAR E QUANDO?

Os trilhos são geralmente utilizados em cortinas que ficam escondidas em cortineiros de gesso ou madeira, o que disfarça sua presença, embora haja uma tendência que vem ganhando mais espaço em usar o trilho mesmo sem cortineiro, isso vai do gosto da pessoa.

 Alguns trilhos podem acabar aparecendo em certos casos, mas em geral, os suportes ficam ocultos. Já os varões são indicados para ambientes que não possuem os cortineiro. O varão também pode ser usado como parte da ambientação, sendo uma peça decorativa em conjunto com a cortina. Porém, ponteiras ornamentadas já caíram em desuso, hoje a opção é lisa, somente

 

COMO MEDIR A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE TECIDO?

Esta é uma dúvida muito freqüente sobre cortinas e é bom respondermos aqui. Primeiramente, meça a largura da janela (2m, por exemplo) e multiplique por três 2 x 3 = 6.

Então, tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60m) e some 60 cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60 + 0,60 = 3,20. Por fim, multiplique os resultados: 4 x 3,20 = 12,80m.

A fórmula vale para um tecido com 1,40m de largura. Caso ele tenha 3m de largura, poderá ser usado na horizontal, o que dispensa emendas, na maioria das vezes. A metragem necessária, nesse caso, cai pela metade.

 

 

 

 

 

SOBRE PERSIANAS

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE PERSIANAS

 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CORTINAS E PERSIANAS?

A persiana e a cortina possuem praticamente as mesmas funções, mas com diferentes aspectos entre elas. Por isso, a necessidade de conhecer detalhes e assim, decidir a melhor opção para seu ambiente.

A persiana pode ser feita de madeira, tecido, alumínio ou PVC. Constituída por lâminas e presas em um cordão. Tem como principal característica o controle de luminosidade. Ótima opção para design mais clean e minimalista. Perfeitas para residências e escritórios. Deixa o a ambiente muito aconchegante e requintado.

A cortina possui mais opções de tecidos e cores. Tem um caimento mais completo, é atemporal e proporciona aconchego ao ambiente. Dependendo do tecido, tende a deixar o ambiente mais romântico.

 

QUAL A MELHOR MODELO PARA CONTROLE DE LUMINOSIDADE?

Os modelos ideais para controle de luminosidade são as rolô, painel e romana. Com exceção do Painel, são persianas sem frestas, com tecidos inteiros. Com isso, não existe passagem de luz. Todas reduzem ou bloqueiam a entrada de luz solar no ambiente, o que difere é o percentual. Outra questão é se a persiana tem ou não blackout. O ideal é entender a necessidade do ambiente para que a escolha seja a mais correta.

 

QUANTO TEMPO DURA UMA PERSIANA?

A durabilidade da persiana vai depender do manuseio e da manutenção realizada pelo cliente. Em média uma persiana dura entre 5 e 10 anos de uso, mas alguns fatores interferem diretamente nesse tempo, tais como:

Luz solar – Se a persiana estiver em um local com incidência solar alta, o tecido e seus componentes podem com o tempo ressecar;

Ambiente – O ambiente também interfere na sua durabilidade. Locais como banheiros e cozinhas por terem umidade e gordura respectivamente, podem estragar e reduzir a vida útil da persiana;

Mau uso – não ter cuidado no manuseio da persiana pode danificar suas lâminas. Por isso, a necessidade de cuidado ao manusear;

Manutenção – Limpar a persiana regularmente e adequadamente fará com que o seu tempo de duração seja maior.

 

PERSIANA PODE SER USADA PARA DIVIDIR AMBIENTES?

Sim! Alguns modelos são perfeitos para isso. O importante é verificar se existe corrente de ar ou ar condicionado diretamente na peça. Isso pode causar ondulações e barulhos indesejáveis.

 

COMO DEVE SER FEITA A LIMPEZA DA PERSIANA?

A limpeza da persiana é bem simples. Ela precisa ser feita regularmente para retirar o excesso de poeira e evitar acúmulo. Um pano seco, espanador ou aspirador de pó fazem bem esse serviço. Não utilize vaporeto ou produtos abrasivos, pois podem manchar ou estragar as lâminas. Com o tempo, pode ter a necessidade de uma lavagem mais profunda. Nesse caso o indicado é a contratação da DS Decor Styllus, especializada em lavagem e higienização de persianas. Nossos profissionais farão um tratamento adequado e deixarão sua persiana como nova.

 

 

 

 

SOBRE PAPEL DE PAREDE

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE PAPEL DE PAREDE

 

 

POSSO USAR PAPEL DE PAREDE NO LUGAR DA CABECEIRA DA CAMA?

O papel de parede próximo à cama vai enfrentar bastante contato com o corpo e precisará de limpezas mais frequentes. Neste caso, opte por papeis vinílicos, pois possuem uma superfície plástica que fica nova com um pouco de água e sabão neutro. O material tem um odor mais forte, mas ele se dissipa com o tempo e como todos os papeis de parede, não absorve poeira.

 

POSSO COLOCAR O PAPEL DE PAREDE E DEPOIS FIXAR MINHA À CAMA?

Se a cama for fixada à parede, instale primeiro o móvel e só depois o papel. Assim, você evita o risco de estragar a decoração com itens pontiagudos, como cabeças de parafusos ou chaves de fenda . Você pode se apoiar no revestimento, mas ele não resiste a um atrito contundente.

 

É LEGAL COMBINAR PAPEL DE PAREDE E A CABECEIRA DA CAMA?

Caso opte por combinar papel e cabeceira, crie nichos para destacar e proteger o revestimento. Utilize uma estrutura, uma espécie de moldura para as estampas, deve estar entre 60 cm e 120 cm de distância do chão, altura da maioria das cabeceiras.  Enriqueça a composição com jogo de luz. Para isso, embuta pontos de LED de 1 watt com intervalos de cerca de 30 cm. Outra opção é adotar fitas de LED. Nos dois casos, cuidado com a cor das luminárias. Para não transmitir frieza, escolha o branco quente ou luminárias em RGB, ou seja nas cores vermelho, verde e azul.

 

COMO HARMONIZAR O PAPEL DE PAREDE COM ROUPA DE CAMA E CORES DAS OUTRAS PAREDES?

Equilíbrio é a palavra, para quem  gosta de harmonizar papeis repletos de tons vibrantes com revestimentos claros e roupas de cama em tons suaves. Outra opção é usar padrões simples e atemporais, como listras, quadrados e círculos. Assim o papel de parede atrai olhares, mas o cômodo continua agradável e relaxante. Quem gosta de ambientes discretos deve apostar em estampas clássicas, como linho e adamascado.

 

PAPEL DE PAREDE COM TOM VIBRANTE É UMA BOA OPÇÃO PARA UM DORMITÓRIO?

Amantes de cores podem e devem usar os papeis vibrantes no dormitório. Mas é importante planejar bem: o revestimento pode custar caro, ainda mais quando se opta por padrões sofisticados. Se você não tem a consultoria de um profissional da DS Decor Styllus, aposte apenas nos tons que normalmente já aprecia. É possível combinar várias estampas diferentes, desde que elas se coordenem. Escolha, por exemplo, um mesmo tom que se repita em várias padronagens. Outra opção é misturar padrões de diferentes tamanhos e formas, por exemplo, um papel com estampa de quadrados grandes e outra com listras menores.  A combinação de padrões também funciona bem na cabeceira de crianças. Assim é possível fugir de estampas mais comuns, como desenhos infantis ou a famosa faixa no meio da parede. Dessa forma a decoração dura mais tempo no quarto e os pais economizam energia e dinheiro

 

COMO COMBINAR O ESTOFADO DAS CADEIRAS COM O PAPEL DE PAREDE?

Para a escolha da estampa, leve em conta a paleta de cores da sala e o desenho do estofado das cadeiras: Se ele for rebuscado ou floral, um papel listrado é uma boa opção. Caso seja muito discreto, aposte em formas geométricas de tamanhos grandes.  Uma alternativa mais clássica recai sobre uma padronagem de fundo bege com ornatos claros. Outra dica esperta é pedir à loja uma amostra e levar para casa – assim, consegue-se enxergar o efeito no cômodo ou para evitar erro, solicitar a visita de um Consultor da DS Decor Styllus para visitar o local.

 

FICA LEGAL COLOCAR O MESMO PAPEL DE PAREDE EM TODAS AS PAREDES DO CÔMODO?

Sim. É possível aplicar o papel em todas as paredes de um cômodo, criando uniformidade, ou em apenas uma, dando destaque para uma área específica do ambiente. Se optar por aplicar o papel em todas as superfícies, o ideal é escolher padronagens mais discretas e cores amenas, para não carregar o visual

 

 PAPEL DE PAREDE PODE SER COLOCADO EM LOCAIS EXTERNOS?

Os papéis de parede não são indicados para áreas externas de forte umidade ou molhadas: jardins, cozinhas e banheiros têm condições de umidade que podem danificar o produto. Porém, já executamos a aplicação nessas áreas  e percebemos que o cliente precisa de nossa consultoria para uma análise mais minuciosa dos riscos e conseqüentemente se há possibilidades e viabilidades da execução. O  ideal é aplicar em quartos, escritórios, salas de estar e jantar. Até mesmo lavabos podem receber o material..

 

QUAL PAREDE DE UM QUARTO É A MELHOR OPÇÃO PARA APLICAR PAPEL DE PAREDE?

Em dormitórios, prefira revestir a parede atrás da cama. Ali, o papel de parede ajuda a criar uma moldura para a cabeceira. Além disso, como não fica no campo de visão de quem está deitado, as chances de enjoar da estampa são menores.

 

O ESTILO DE UM PAPEL DE PAREDE REMETE A ALGUM SIGNIFICADO?

Uma boa estampa leva personalidade ao ambiente e pode ajudar a criar climas diferentes. O floral, por exemplo, traz delicadeza e romantismo; o geométrico pode compor ambientes ousados e modernos, e bolinhas são garantia de descontração e diversão.

 

PAPÉIS DE PAREDE COMBINAM COM MÓVEIS COLORIDOS?

Ao compor ambientes, o equilíbrio é essencial: se já possui móveis e acessórios bem coloridos, procure um revestimento de parede mais neutro, que não entre em conflito com a paleta de cores presente

 

EXISTEM PAPÉIS DE PAREDE COM TEXTURAS DIFERENTES?

Além das estampas, as texturas são outro ponto positivo deste material – há modelos com relevos que remetem ao toque do tecido, da palha, da madeira e até mesmo do metal. Nós da DS Decor Styllus optamos em ofertar uma consultoria prévia a fim de analisar os prós e contra de acordo com a área para aplicação. Sempre recomendamos a utilização de papéis tradicionais que já foram testados e utilizados por milhares de consumidores.

 

É DIFÍCIL APLICAR PAPEL DE PAREDE?

A aplicação do papel de parede é simples e rápida – não provoca respingos e odores, que podem vir com a pintura, por exemplo. Quem tem um pouco de habilidade manual e disposição pode aplicar o papel em casa até sem a ajuda de profissionais. Ao adquirir seu produtos em uma loja DS Decor Styllus, você ficará livre dessa responsabilidade, pois será atendido por profissionais experientes e preparados para uma ótima aplicação.

 

O QUE É MAIS BARATO: USAR TECIDO OU PAPEL NAS PAREDES?

O papel de parede pode ser de três tipos: simples, que leva apenas celulose na composição; vinílico; ou, ainda, de tecido e celulose. Todos são vendidos em rolos. Os vinílicos aceitam limpeza com pano úmido, e os outros, apenas aspirador ou espanador – regra válida também para os tecidos. Estes vêm em cortes mais largos (1,40 ou 2,80 m), mas, por outro lado, exigem mão de obra pra lá de especializada na colocação. A durabilidade depende da instalação e do uso, já que a exposição ao sol, por exemplo, pode desbotá-los. No quesito preço, é possível encontrar opções em conta de ambos os revestimentos. Consulte a DS Decor Styllus para te ajudar a optar pelo melhor produto.

 

COMO REMOVER UM PAPEL DE PAREDE?

Você mesma pode remover o acabamento, mas dá trabalho. Se a parede for de alvenaria com reboco, borrife-a inteiramente com água ou use um vaporizador elétrico. Ao ser umedecido, o papel amolece gradativamente, ficando cada vez mais fácil de ser retirado. Aproveite as bolhas que aparecerem e inicie a remoção puxando com os dedos. A partir daí, tudo depende da composição do papel. Há situações em que ele se despedaça ou simplesmente não desgruda. Quando for assim, utilize um raspador de paredes com lâmina flexível, acessório encontrado em casas de tintas. Nunca use espátulas ou facas, que podem danificar a parede.

 

NOTA IMPORTANTE:

Todas as respostas informadas são conceituais e de caráter pessoal de nosso  Gerente Santos e podem sofrer alterações e novas avaliações em cada caso, portanto, solicite sempre o acompanhamento de um profissional habilitado. Aqui na DS Decor Styllus estaremos a disposição para esclarecer qualquer dúvida na hora da sua contratação. Fale Conosco!